quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O que falar? Como falar? Quando falar? O que a Assertividade tem a dizer


 “Quem não se comunica se trumbica” frase do saudoso Chacrinha que  aponta uma das consequências da falta de comunicação. Vejamos:
 
Frequentemente podemos nos encontrar refletindo sobre situações nas quais teremos dúvida sobre como nos expressar. Podemos questionar sobre qual seria a melhor palavra, gesto, tom de voz ou momento adequado para fazer um determinado comunicado. Mas nem sempre temos a chance de uma análise prévia! Uma vez que a dinâmica da comunicação requer respostas imediatas, usamos o repertório comportamental construído ao longo de nosso processo formativo e que é reforçado ou punido nos ambientes com os quais interagimos.
Quando conseguimos expor nossas ideias defendendo seu conteúdo sem ferir os demais, estamos adotando um comportamento assertivo. Quando usamos de voz alta, hostilidade e conteúdo de fala que diminui o valor do outro, estamos nos comportando agressivamente. Nas situações em que as atitudes predominantes são de abrir mão dos próprios direitos e vontades em favor de outros, temos o comportamento passivo, o sujeito reconhecido como bonzinho ou aquele que não se comunica.
Os ganhos do comportamento assertivo estão ligados à possibilidade de manter relações de forma a beneficiar as partes envolvidas no processo mantendo um equilíbrio de ganhos, visto que o posicionamento assertivo favorece a defesa de uma ideia sem negligenciar o respeito pelo outro.
Na forma passiva de se comportar o sujeito se anula e obtém aprovação em seu ambiente a custa da privação do acesso a um maior número de reforçadores e frequentemente pode responsabilizar terceiros por sua dificuldade de defender os próprios direitos.
 O agressivo apresenta comportamentos que geralmente causam conflitos e dificultam as relações, acabam colhendo como consequência o afastamento e temor por parte das pessoas com quem interage.
No ambiente organizacional, por exemplo, as interações deveriam ser predominantemente voltadas para garantir a execução de atividades que maximizem o desempenho dos colaboradores e da empresa gerando o mínimo de dano para os seus componentes.
Nesse sentido, o desenvolvimento de situações que favorece a seleção de comportamentos assertivos apresenta-se como uma importante opção para produzir aprimoramentos, uma vez que a comunicação assertiva pode produzir respostas claras para expressar soluções, orientações, apontar e reconhecer erros com a função de produzir melhoramentos sem causar prejuízo para quem comunica ou recebe a informação.

Luciana Alves
CRP-15/4133
Psicóloga Clínica Comportamental
& Consultora Organizacional
luciana.al.3c@gmail.com

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