“Quem não se comunica se trumbica” frase do saudoso Chacrinha que aponta uma das consequências da falta de comunicação. Vejamos:
Frequentemente
podemos nos encontrar refletindo sobre situações nas quais teremos dúvida sobre
como nos expressar. Podemos questionar sobre qual seria a melhor palavra,
gesto, tom de voz ou momento adequado para fazer um determinado comunicado. Mas
nem sempre temos a chance de uma análise prévia! Uma vez que a dinâmica da
comunicação requer respostas imediatas, usamos o repertório comportamental
construído ao longo de nosso processo formativo e que é reforçado ou punido nos
ambientes com os quais interagimos.
Quando conseguimos
expor nossas ideias defendendo seu conteúdo sem ferir os demais, estamos
adotando um comportamento assertivo. Quando usamos de voz alta, hostilidade e
conteúdo de fala que diminui o valor do outro, estamos nos comportando
agressivamente. Nas situações em que as atitudes predominantes são de abrir mão
dos próprios direitos e vontades em favor de outros, temos o comportamento
passivo, o sujeito reconhecido como bonzinho ou aquele que não se
comunica.
Os ganhos do
comportamento assertivo estão ligados à possibilidade de manter relações de
forma a beneficiar as partes envolvidas no processo mantendo um equilíbrio de
ganhos, visto que o posicionamento assertivo favorece a defesa de uma ideia sem
negligenciar o respeito pelo outro.
Na forma passiva de
se comportar o sujeito se anula e obtém aprovação em seu ambiente a custa da
privação do acesso a um maior número de reforçadores e frequentemente pode
responsabilizar terceiros por sua dificuldade de defender os próprios direitos.
O agressivo apresenta
comportamentos que geralmente causam conflitos e dificultam as relações, acabam
colhendo como consequência o afastamento e temor por parte das pessoas com quem
interage.
No ambiente
organizacional, por exemplo, as interações deveriam ser predominantemente
voltadas para garantir a execução de atividades que maximizem o desempenho dos
colaboradores e da empresa gerando o mínimo de dano para os seus componentes.
Nesse sentido, o
desenvolvimento de situações que favorece a seleção de comportamentos assertivos
apresenta-se como uma importante opção para produzir aprimoramentos, uma vez
que a comunicação assertiva pode produzir respostas claras para expressar
soluções, orientações, apontar e reconhecer erros com a função de produzir
melhoramentos sem causar prejuízo para quem comunica ou recebe a informação.
Luciana Alves
CRP-15/4133
Psicóloga Clínica Comportamental
& Consultora Organizacional
luciana.al.3c@gmail.com
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